Casas do Jardim América I serão entregues no dia 30 de junho

Expectativa dos agraciados
Ascom

 

Está marcada para dia 30 de junho a entrega dos apartamentos do Condomínio Jardim América I, no bairro Nova Califórnia. Um acordo fechado na manhã de hoje, na Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna, entre o secretário José Carlos Trindade e representantes dos mutuários fixou a nova data, principalmente pelo fato de o Governo Federal só recentemente ter definido por bancar os custos de instalação do piso nas unidades habitacionais sem onerar as famílias.  

A Caixa Econômica Federal divulga que serão oferecidas às famílias a possibilidade de escolha de três tipos de piso: piso cerâmico; piso em laminado de madeira; e piso em manta vinílica. O revestimento será colocado nas áreas internas das unidades e também nas áreas comuns dos edifícios. Hoje, as áreas molhadas das unidades habitacionais – banheiro e cozinha – já contam com o piso cerâmico instalado.  A colocação de piso nas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida visa à melhoria das condições de vida das famílias.

Outro problema deixado pela administração anterior e que será resolvido vai ser a ligação de água para as unidades. A Emasa está concluindo os estudos para a ligação definitiva da rede de água ao sistema de abastecimento da cidade. A secretaria da Fazenda já repassou à empresa R$ 160 mil para garantir o início dos serviços. Segundo o presidente da Emasa, Ricardo Campos, numa primeira etapa será efetuada uma transferência na rede geral, ligando-a à tubulação existente no condomínio. Na segunda etapa será preciso um investimento maior, estimado em R$ 1,5 milhão.

Ricardo Campos explicou que o projeto do Condomínio Jardim América I, construído com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi habilitado sem prever os custos da ligação da rede local ao sistema geral, alem de outras deficiências no projeto. "A rede tem problemas e a capacidade de reservação é aquém da demanda, está abaixo da capacidade de atender a todos os moradores. Teremos que fazer uma revisão e em seguida fazer o entrocamento da rede local ao sistema geral, aumentando a capacidade de bombeamento e de reservação de água".

Segundo o secretário de Assistência Social, a Emasa e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) asseguram que até o dia 30 de junho todos os serviços de responsabilidades dos setores estarão prontos. “A administração passada, a Caixa e a empreiteira deveriam ter procurado a Emasa e a Sedur para ajustar os pontos do projeto, pois da forma como está atualmente, o abastecimento de água se daria apenas uma vez por semana” esclareceu o secretário. Participaram da reunião com Trindade os moradores Tiago Matos, Tiago Oliveira, Vanilze Vasconcelos, Marilene Santos e Rosivaldo Gomes.